imagem daqui |
Não querendo estereotipar, mas os lisboetas em geral têm tendência a pensar que apenas na capital há coisas boas, se ouvem coisas boas, se vê bom cinema, há bom teatro... e continua.
Atenção que nada tenho contra a nossa capital que, eu admito, tem muitos recursos que não existem noutros lugares do país. Mas meus amigos, isso não torna os restantes habitantes do país estúpidos!
Isto porque aconteceu uma coisa curiosa quando fui a casa antes dos exames.
A minha mãe arrendou um café para o Verão e, sendo junto à praia, muitos turistas lá passam. Estava a minha mãe a passar um CD de Portishead quando entra um turista lisboeta. Ele faz o pedido, vai para a esplanada, e passados cinco minutos volta lá dentro e pergunta "desculpe, mas isto é Portishead?" ao que a minha mãe respondeu que sim, e ele continua "não leve a mal, mas não esperava entrar num café no meio do Alentejo e encontrar alguém que conhecesse Portishead".
Esta não foi a primeira vez que me deparei com um caso deste género. Parece-me que os lisboetas pensam que só existe cultura e conhecimento na capital. O resto do país é demasiado inculto para gostar (ou mesmo conhecer, nalguns casos) música, cinema, livros, teatro, entre outras coisas, com qualidade.
Tal como disse no início do texto, nada tenho contra lisboetas. Aliás, alguns grandes amigos meus são lisboetas. E mesmo com esses meus amigos já reparei nesta tendência de julgar quem não é da capital inferior. Apesar de não ser da capital, não sou mais inculta que os outros. Aliás, conheço gente com uma cultura mais vasta (e que não vive, nem nunca viveu, em Lisboa) do que muitos lisboetas de gema.
Concordo contigo. Os lisboetas são demasiado presunçosos. Ainda pensam que "Lisboa é Portugal, o resto é paisagem" --'
ResponderEliminarbeijinhos